1. Introdução
2. Registro D200
2.1. Preenchimento dos campos referente ao registro D200
3. Registros D201/D205
3.1. Preenchimento referente aos registros filhos D201/D205
4. Considerações finais
Conforme orientações do Portal SPED, todos os documentos fiscais e operações que geram receitas, bem como aquelas que originam créditos decorrentes de aquisições, custos, despesas e encargos incorridos, devem ser devidamente informados no Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital. No caso das Contribuições para o PIS e para a COFINS, tais informações são prestadas por meio da EFD-Contribuições.
A escrituração é estruturada em blocos, que organizam os dados de acordo com a natureza da operação. Cada operação ou tipo de informação possui um bloco e registros específicos, destinados a detalhar documentos, bases de cálculo, alíquotas, CST aplicáveis, valores de receitas e apurações de créditos, dentre outras informações, garantindo a consistência e a rastreabilidade das informações transmitidas ao Fisco.
É fundamental que o preenchimento das informações seja realizado de forma correta e em máxima conformidade com os demais dados transmitidos ao Fisco...
Gabriele Luvizetto é formada em Ciências Contábeis e atua na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa como analista fiscal de tributos indiretos, especialmente nas Contribuições para o PIS e para a COFINS, onde faz frente aos processos de escrituração e apuração de grandes corporações do agro brasileiro.