Reforma tributária: Entenda quais as mudanças pretendidas ao IRPJ!


Reforma tributária: Entenda quais as mudanças pretendidas ao IRPJ!

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Como informamos mais cedo, hoje pela manhã o Governo Federal do Brasil encaminhou ao Congresso Nacional a segunda etapa da reforma tributária brasileira, com pretensões de impactos já para 2022.

O alvo agora foi o Imposto de Renda, que poderá sofrer mudanças impactantes em três esferas:

  1. Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas
  2. Imposto de Renda das Pessoas Físicas
  3. Imposto de Renda aplicação aos investimentos no mercado financeiro.

Neste artigo destacaremos quais as principais mudanças aspiradas pelo Governo Federal para “simplificação” e aumento da arrecadação.

  1. Redução da alíquota do IRPJ de forma escalonada

A primeira proposta do Governo era esperada e anunciada há algum tempo. O Executivo com a justificativa de alinhamento a tributação dos maiores países do mundo pretende reduzir a tributação do Imposto de Renda nas empresas, em contrapartida tributando os lucros e dividendos distribuídos aos sócios.

Segundo os proponentes essa situação visa aumentar a possibilidade de manter recursos na PJ e aumentar seus investimentos.

Pelo apresentado nesta data a redução seria escalonada em dois anos:

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

reforma tributária imposto de rendaimposto de renda pessoa jurídica