Operação Tentáculos combate à sonegação de ICMS e outros crimes contra a ordem pública


Operação Tentáculos combate à sonegação de ICMS e outros crimes contra a ordem pública

A operação foi uma ação integrada e articulada com 11 instituições públicas, e teve como foco o combate aos crimes contra o fisco, a saúde pública e os delitos transfronteiriços entre os estados do Maranhão e do Pará.

Foi concluída com êxito a operação Tentáculos liderada pela Polícia Rodoviária Federal  e que contou com participação das Secretarias estaduais de Fazenda do Maranhão e do Pará, a Polícia e a Receita  Federal do Brasil e outras instituições reguladoras, de segurança e inteligência. A operação culminou na autuação de infrações fiscais e o mapeamento de esquemas de sonegação do ICMS, nos dois estados envolvidos na operação.

O ICMS é o principal imposto arrecadado pelos 26 estados brasileiros e do DF, com uma receita aproximada de R$ 560 bilhões no ano de 2020. Os principais alvos da operação foram as operações comerciais interestaduais sem documentação fiscal,  simulações de operações com combustíveis, uso de notas fiscais frias, comércio ilegal de madeiras, bebidas alcoólicas e eletrônicos.

 

Tags:

crimessonegação , tentáculos , operação