LIVE marca lançamento no Brasil do "Estudo Tempos - Importação" com adoção de metodologia da Organização Mundial de Aduanas


LIVE marca lançamento no Brasil do "Estudo Tempos - Importação" com adoção de metodologia da Organização Mundial de Aduanas

Iniciativa decorre de medida prevista no Acordo de Facilitação de comércio (AFC), da Organização Mundial de Comércio, do qual o Brasil é signatário, e visa prover maior transparência nas informações relativas ao comércio exterior

Foi realizado na manhã de hoje (30/6), LIVE de lançamento do estudo Time Release Study (TRS), que utiliza metodologia da Organização Mundial de Aduanas (OMA) para medir o tempo de despacho na importação.

O estudo representa um marco na Administração Aduaneira Brasileira na medida em que serão oferecidas informações relevantes para todo o público de comércio exterior, tanto brasileiro como internacional, ampliando a transparência e engajando os diversos atores do processo em busca de melhorias.

Em sua fala durante a abertura do evento, o secretário especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto destacou que "a realização do estudo, com utilização da metodologia da OMA, concretiza um desejo antigo da comunidade do comércio exterior. O estudo vai se apresentar como uma linha de base para aferir os resultados do processo de modernização da aduana brasileira."

Para Ricardo Treviño, da Organização Mundia das Aduanas, "o estudo mostra o país dando passos adicionais para a facilitação do comércio e isso é muito bem-vindo. Tenho certeza que muitos países seguirão o exemplo do Brasil aplicando também o TRS".

A LIVE de lançamento do TRS Brasil contou com mais de 2300 participantes e contou com a presença de representantes da Organização Mundial de Aduanas (OMA), do Banco Mundial, do Fundo do Reino Unido para a Prosperidade, da Secretaria de Comércio Exterior, da Camex, do Ministério da Agricultura, da Anvisa, do Procomex, da CNI e do Fórum Consultivo OEA.

Clique aqui para assistir o evento completo.

Clique aqui para acessar o estudo Time Release Study (TRS) e o Relatório Executivo, nas versões em português e ingles

Fonte: RFB

Tags:

Remessas , aduaneiro , despacho , importação