Taxação sobre empresas deve baixar de 34% para 15%


Taxação sobre empresas deve baixar de 34% para 15%

A taxação sobre dividendos e capitais pode ficar por volta de 15% para compensar a baixa da carga fiscal sobre as empresas, pela sinalização dada nesta quarta-feira, em Davos, na Suíça, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ao Valor.

O ministro disse que seu plano é de reduzir o imposto sobre as empresas, de 34% atuais para 15%; portanto, baixar a carga tributária sobre o setor produtivo.

Para compensar isso, deverá taxar capitais e dividendos. Questionado pelo Valor se nesse caso a taxa poderia ser de 15%, o ministro retrucou: "Por aí". Ele, contudo, não mencionou a cifra e partiu para evento no qual vai falar sobre seus planos para a economia.

Na terça-feira, Guedes disse num almoço fechado, organizado pelo Itaú Unibanco, que o governo quer simplificar a tributação, mas vai taxar os dividendos e juros sobre capital próprio, segundo relatou um participante.

Pouco depois, o presidente Jair Bolsonaro destacou em seu discurso, na plenária do Fórum Econômico Mundial, que o governo vai reduzir a carga tributária sobre as empresas.

Fonte: VALOR.

Tags:

baixa , empresas , taxação