Nesta data é celebrado no mundo inteiro o “Dia internacional das Aduanas”, em comemoração a primeira sessão do Conselho de Cooperação Aduaneira, realizada em 1953
O secretário da Receita Federal, auditor-fiscal Jorge Rachid, publicou hoje, 26 de janeiro, no site da Instituição um Editorial exaltando o trabalho da Receita Federal na administração aduaneira do país. Nesta data é celebrado no mundo inteiro o “Dia internacional das Aduanas”, em comemoração à primeira sessão do Conselho de Cooperação Aduaneira, realizada em 1953.
Segundo o secretário, a importância da participação brasileira no cenário aduaneiro mundial, e da Receita Federal como protagonista na atividade aduaneira de nosso país, merecem ser ressaltadas. Ele citou como exemplos diversas conquistas do Órgão nos últimos anos, como sua recente atuação nas Olimpíadas e Paralimpíadas, o lançamento do sistema de reconhecimento facial de viajantes, o OEA e outros.
Ele explica que 2017, conforme anunciado pela OMA, os países se dedicarão à promoção do tema Análise de Dados, cujo slogan é: “Análise de Dados para uma Gestão Eficaz das Fronteiras”. E disse que a Receita Federal "sempre alinhada com a tendência internacional trabalha incessantemente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de ferramentas para obtenção ágil e seletiva de dados, e seu uso eficiente para a melhoria do processo de gestão de riscos, assegurando uma melhor detecção de irregularidades no fluxo de mercadorias, pessoas ou recursos financeiros, coibindo-os com mais eficiência e permitindo que as ações lícitas sejam facilitadas e agilizadas".
Acesse aqui a íntegra do Editorial
Fonte: Receita Federal do Brasil