Foi publicado edital de abertura do processo de solicitação de isenções ou reduções tarifárias sobre importações, por meio do mecanismo “Miscellaneous Tariff Bill” (MTB). A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC) anunciou que a data limite para envio das petições é 12 de dezembro de 2016.
As petições deverão ser submetidas, pelo importador, por meio de formulário eletrônico que poderá ser acessado no portal digital sobre MTB (https://mtbps.usitc.gov/external/).
Os pedidos devem ser acompanhados de informações que comprovem que o peticionário é beneficiado direta ou indiretamente pela isenção. Segundo as regras do MTB, caberá exclusivamente aos importadores dos Estados Unidos submeter petições no âmbito do programa. Associações de empresas norte-americanas igualmente poderão submeter petições, porém deverão representar uma única empresa, podendo listar outras empresas como “prováveis beneficiárias”. Assim, é necessário que a empresa importadora, ou a associação de classe que a representa nos Estados Unidos, realize o pedido.
O mecanismo de suspensão tarifária estabelecido pela MTB tem como objetivo tornar mais barata a importação de insumos não produzidos nos Estados Unidos. As suspensões aprovadas são temporárias.
Instruções sobre o preenchimento do formulário constam do documento “Before You File: How to Prepare for Filing a Miscellaneous Tariff Bill Petition or Comment” (https://www.usitc.gov/documents/mtbps/beforeyoufile.pdf)
A Comissão terá até 11 de janeiro para publicar as petições aceitas e abrir período para comentários públicos sobre as petições. O período para comentários terá duração de 45 dias.
Acesse: https://mtbps.usitc.gov/external/
* Com informações do Ministério de Relações Exteriores
Assessoria de Comunicação Social do MDIC