As empresas e cooperativas vem sendo atacadas nos últimos tempos pelo mercado de venda de créditos tributários, especialmente por “especialistas” que dizem ter a fórmula milagrosa para levantar milhões de reais em valores de origem fiscal, e com isso enchem os olhos dos gestores e sócios.
E isso vai piorar bastante, o agro será ainda mais atacado em 2026 em virtude da chegada da reforma tributária e extinção de alguns tributos que hoje são bons produtos jurídicos, ótimos exemplos são as Contribuições para o PIS e para a COFINS. Como se diz no ditado roceiro do Paraná, é a tal da “goiabada na hora da morte”, e muita gente vai cair nesta cilada.
Contador especializado em direito tributário, controladoria e auditoria. Professor, escritor, articulista e palestrante com vasta experiência em tributos nas sociedades agropecuárias e industriais. Diretor de Consultoria/CEO na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária.