Lucros, dividendos e sobras representam formas de retorno econômico e financeiro decorrentes da participação em uma sociedade, seja ela constituída sob a forma de capital ou de pessoas. A maneira como esses resultados são gerados, apurados e distribuídos varia de acordo com a natureza jurídica da entidade e com os objetivos econômicos, refletindo princípios distintos entre sociedades empresárias e cooperativas.
Enquanto os lucros e dividendos são típicos das sociedades empresárias, que têm como objetivo a obtenção de lucro, as sobras são características das sociedades cooperativas, cuja finalidade não é o lucro, mas sim o fomento da atividade de seus próprios associados. (...)
Renan Silva é contador pós-graduado em Gestão Financeira e Contábil, com MBA em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e instrutor de cursos, atende como consultor contábil e de tributos diretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio.