A Receita Federal do Brasil tem promovido diversas modernizações em seus processos tributários, especialmente no que se refere às obrigações acessórias federais. Entre as iniciativas, destacam-se as implantações e alterações nos meios de apresentação das informações enviadas ao fisco.
Exemplos disso são a implantação do eSocial e da EFD-Reinf, que contribuíram para uma maior eficiência e controle fiscal, unificando as informações e confissões dos débitos tributárias na DCTFWeb.
Agora, mais uma inovação está a caminho: o Módulo de Inclusão de Tributos (MIT), que substituirá a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF PGD). Em outubro de 2024, a Receita Federal, havia anunciado mais um avanço nesse processo com o desenvolvimento do MIT, planejado para substituir a atual DCTF PGD, para o ano de 2025.
O MIT surge para
Luiz Guilherme Ferrarezi, é formado em Ciências Contábeis. Atua como consultor de tributos diretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa onde participa do atendimento das áreas de IR e Previdenciário.