O EFD ICMS IPI, ou Escrituração Fiscal Digital do ICMS e do IPI, é um sistema eletrônico utilizado no Brasil para o registro e envio digital das informações fiscais relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Esse processo faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), uma iniciativa do Governo Federal para modernizar e simplificar as obrigações fiscais das empresas.
A criação do EFD ICMS IPI visa substituir os antigos livros fiscais em papel, trazendo maior eficiência, transparência e agilidade na apuração e controle dos tributos. Com a implementação desse sistema, as empresas passam a reportar eletronicamente dados como notas fiscais, estoques, apuração de impostos, entre outros.
Daiane Francielle Souza é contadora e especialista em tributos indiretos, especialmente ICMS, ISSQN e IPI. Articulista e instrutora de cursos, atua como consultora na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, atendendo as maiores e melhores empresas do agro brasileiro.
Hildebrando Patrik Fabri, é formado em Ciências Contábeis, com MBA em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e instrutor de cursos, atua na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa no atendimento de tributos indiretos, especialmente ICMS, IPI e ISSQN.