Webinagro: Lucro da Exploração: Da apuração ao registro na ECF


Webinagro: Lucro da Exploração: Da apuração ao registro na ECF

Para acessar a sala de transmissão, basta fazer seu login em nosso portal, clicar no banner e aproveitar!

O lucro da exploração é composto por benefícios e incentivos fiscais concedidos pela SUDAM e SUDENE, que permite a redução de 75% do IRPJ, incentivos ao reinvestimento com isenção de 30% do IRPJ devido, depreciação acelerada, entre outros benefícios, geralmente vinculados a esse tributo. Esses incentivos funcionam como instrumentos de atração para que empresas privadas invistam em regiões menos desenvolvidas do país. Por meio deles, empresas instaladas nessas áreas recebem estímulos para investir na modernização, ampliação e implantação de novos projetos.

Nesse cenário, estabelece-se uma espécie de contrapartida entre o poder público e a iniciativa privada: para que as empresas se estabeleçam, invistam e promovam o desenvolvimento econômico e social em regiões com menor atratividade logística, o Governo oferece benefícios fiscais como forma de incentivo.

Contudo, para que as empresas possam usufruir corretamente desses incentivos, é fundamental observar as exigências da legislação vigente para o cálculo do benefício e realizar o adequado preenchimento das informações na ECF.

Pensando nisso, no dia 14 de agosto de 2025, às 15h, realizaremos um Webinagro exclusivo sobre o tema, abordando de forma prática os aspectos da apuração, cálculo do benefício, atividades permitidas e o correto registro na ECF.

Tags:

webinagrolucro da exploracao , cálculo