NFS-e Nacional incorpora campos para recepção do novo sistema tributário


NFS-e Nacional incorpora campos para recepção do novo sistema tributário

O ano de 2026 marcará o início oficial das movimentações tributárias do IBS e da CBS, tributos que substituirão os atuais tributos incidentes sobre o consumo. No entanto, não podemos esperar até o próximo ano para iniciar os trabalhos internos nas corporações. Devemos nos atentar ao fato de que, ainda em 2025, nossos sistemas precisarão passar por adequações para recepcionar o novo ambiente de tributação.

Há tempos temos falado sobre a implementação do novo leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, com campos específicos para a prestação de informações sobre os novos tributos. Inclusive, em nosso portal, publicamos a matéria Reforma Tributária: Nota Fiscal receberá novos campos para recepção do IBS e da CBS, demonstrando alguns campos e tags especialmente criados para atender à reforma.

No entanto, não é apenas a NF-e que está passando por mudanças em sua estrutura de leiaute. Os demais Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e), como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e) e outros, também estão passando por adequações para recepcionar os novos tributos.

Por último, mas não menos importante, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) apresentou algumas adequações em sua estrutura, conforme a Nota Técnica nº 002 - Versão 1.0. No caso desse documento, a adequação ocorreu para o ambiente nacional. Padronizar a emissão desse modelo em um ambiente único é uma medida que visa atender à tão anunciada simplificação, um dos princípios da reforma tributária.

Milton Cesar da Silva

Consultor de Tributos Indiretos

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade e é especializado em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e palestrante, atua como consultor de tributos indiretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.

Tags:

reforma tributaria sobre o consumoNota Fiscal Nacional , NFS-e