Representantes da Paraíba, do Paraná e de Rondônia participaram de reuniões de trabalho em Belo Horizonte
A experiência exitosa do CIRA mineiro no combate à sonegação tributária e na recuperação de ativos para os cofres do Estado de Minas Gerais foi compartilhada durante dois dias de reuniões com representantes da Paraíba, do Paraná e de Rondônia. Os encontros de trabalho aconteceram em Belo Horizonte, nos últimos dias 24 e 25. Cerca de 50 servidores, dentre promotores de Justiça, auditores fiscais e agentes de segurança pública dos três estados e de Minas Gerais participaram das reuniões.
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Minas Gerais (CIRA/MG) foi criado há 16 anos – a serem completados oficialmente neste sábado (27/5) – e inspirou a implementação de organizações semelhantes em outros 14 estados brasileiros. Por ser uma iniciativa pioneira no país, o CIRA/MG atingiu, ao longo de todos esses anos de atuação, um grau de maturidade, em termos de integração de ações entre os membros e de resultados, que motivou a solicitação do evento por parte dos paraibanos, paranaenses e rondonienses, que possuem seus comitês em diferentes estágios de atuação.
Atualmente, o CIRA mineiro é formado pela Receita Estadual, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Advocacia-Geral do Estado (AGE), as polícias Civil e Militar, e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tendo ainda como parceira a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos 16 anos de atuação, o Comitê se destacou por investigar fraudes estruturadas, com a recuperação, direta e indireta, de aproximadamente R$ 17 bilhões para a sociedade mineira.