Brasil amplia participação no cenário da contabilidade mundial


Brasil amplia participação no cenário da contabilidade mundial

A Federação Internacional dos Contadores, IFAC, entidade com 175 membros e associados de 130 países, representante de cerca de três milhões de profissionais da contabilidade e auditoria, realizará seu principal evento institucional, a Assembleia Anual, em Brasília, de 15 a 18 de novembro.

Participarão do encontro aproximadamente 180 entidades internacionais representantes da categoria, entre elas relevantes entidades brasileiras, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

“Receber a Assembleia Anual da IFAC demonstra a importância do Brasil no cenário da contabilidade e auditoria internacional. Somos a oitava economia do mundo, devemos buscar alinhamento e convergência junto às normas internacionais de contabilidade”, afirma Idésio Coelho, presidente do Ibracon.

O evento contará também com palestra do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, quem abordará a conjuntura política e econômica do Brasil e a evolução no processo eleitoral no País com a recente mudança da legislação.

 

Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

“As Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público estabelecerão solidez e transparência à contabilidade pública, conferindo visibilidade sobre o patrimônio público, que, a rigor, pertence à população”, comenta Coelho.

Hoje, União, Estados e Municípios não têm registrado todos os seus ativos e passivos. Rodovias, parques, terrenos, bens de infraestrutura e dívidas podem não estar registrados no balanço patrimonial. As novas normas farão da contabilidade uma ferramenta de apoio ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e evidenciação de accountability das autoridades governamentais.

Dada a importância do tema, o Brasil dispõe de um representante e um assessor técnico no board da IFAC para Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Leonardo Silveira do Nascimento e Ayres Moura, respectivamente.

 

Obrigatoriedade de Reporte do Não-cumprimento à Leis e Regulações

A Obrigatoriedade de Reporte do Não-cumprimento à Leis e Regulações (NOCLAR – Responding to Non-Compliance with Laws and Regulations) tem por objetivo dar maior peso à responsabilidade do profissional de contabilidade e auditoria perante à sociedade.

Essa nova norma de ética, proposta pelo Conselho de Normas Éticas Internacionais para os Profissionais da Contabilidade (IESBA, International Ethics Standards Board for Accountants), sugere que os profissionais passem a reportar descumprimentos de leis e regulamentos para órgãos competentes, incluindo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), quando se tratar de suspeitas vinculadas a lavagem de dinheiro.

“Vemos ganhos importantes para a sociedade com a implantação da nova norma de ética no Brasil, prevista para julho de 2017. Contadores e auditores têm muito a contribuir para que tenhamos um país mais transparente”, comenta Rogério Garcia, diretor técnico do Ibracon.

O chairman do IESBA, Dr. Stavros Thomadakis, estará no evento e falará desse tema sob uma perspectiva global.

 

Reunião do Conselho de Administração do Ibracon

O Ibracon, uma das entidades fundadora da IFAC e que celebra 45 anos neste ano, aproveitará a Assembleia para realizar sua reunião de Conselho de Administração durante o evento, com a presença do CFC, IESBA, Fenacon e os presidentes das principais firmas de auditoria do Brasil.

 

Porta-vozes e autoridades presentes na programação

Olivia Kirtley, presidente da IFAC

Dr. Stavros Thomadakis, presidente do IESBA

Arnold Schilder, presidente do  International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB)

Chris Austin, presidente do International Accounting Education Standards Board (IAESB)

Idésio Coelho, presidente do Ibracon

Monica Foerster, diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes do Ibracon e presidente do Comitê de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes da IFAC

Leonardo Silveira do Nascimento, coordenador-geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional e membro representante do Brasil no board da IFAC para IPSAS

José Martonio Alves Coelho, presidente do Conselho Federal de Contabilidade    

Gilmar Mendes, ministro do Tribunal Superior Eleitoral

 

FONTE: Portal Dedução

Tags:

normas internacionaisconvergência , IFRS