Alterações e novas validações para 2024 da EFD-ICMS/IPI


Alterações e novas validações para 2024 da EFD-ICMS/IPI

O EFD ICMS IPI, ou Escrituração Fiscal Digital do ICMS e do IPI, é um sistema eletrônico utilizado no Brasil para o registro e envio digital das informações fiscais relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Esse processo faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), uma iniciativa do Governo Federal para modernizar e simplificar as obrigações fiscais das empresas.

A criação do EFD ICMS IPI visa substituir os antigos livros fiscais em papel, trazendo maior eficiência, transparência e agilidade na apuração e controle dos tributos. Com a implementação desse sistema, as empresas passam a reportar eletronicamente dados como notas fiscais, estoques, apuração de impostos, entre outros.

Daiane Franciele Souza

Consultoria ICMS

Daiane Franciele Souza é contadora. Atua como consultora de tributos nas áreas de ICMS, ISSQN, IPI, e Fundos Estaduais. Articulista e instrutora de cursos. Atua no atendimento de grandes instituições do agronegócio brasileiro.

Hildebrando Patrik Fabri

Consultor - ICMS/ IPI/ ISSQN/ EFD ICMS-IPI

Hildebrando Patrik Fabri, é formado em Ciências Contábeis pela UNIFCV, com MBA em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área de ICMS, IPI, ISSQN e EFD ICMS-IPI em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.

Tags:

alteraçõesversões , alteração