Os insumos agropecuários englobam todos os bens e serviços indispensáveis à produção agrícola e pecuária. Entre os principais insumos, destacam-se as sementes e mudas para semeadura e plantio, adubos, fertilizantes, defensivos agropecuários, rações, vacinas, embriões, serviços técnicos especializados, entre outros diversos bens e serviços que poderíamos acrescentar a este rol.
Na proposta de reforma tributária, os insumos agropecuários não estão sendo contemplados com o mesmo tratamento fiscal atualmente vigente. Isso gera a percepção de um descaso em relação a um dos setores fundamentais da economia, sem considerar o potencial impacto do aumento da carga tributária sobre o preço dos alimentos, o que pode levar ao encarecimento do custo de vida para a população.
Para saber tudo sobre este assunto acesse: Reforma tributária: O futuro dos insumos agropecuários
Gabriel Serafim Quiuli é contador especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Atua há 10 anos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, onde é consultor de tributos federais e especialista nas Contribuições para o PIS e a COFINS em instituições do agronegócio.