STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais a agrotóxicos


STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais a agrotóxicos

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) abre a sessão desta quinta-feira (18) com a retomada do julgamento das duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 5553 e 7755, que discutem a validade de benefícios fiscais aplicados à comercialização de agrotóxicos.

A discussão envolve convênio celebrado entre os estados para redução de 60% da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e decreto que fixa alíquota zero de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns insumos.

A sessão plenária é transmitida pela Rádio e TV Justiça e pelo canal do STF no YouTube, a partir das 14h.

Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 5553 e 7755
Relator: ministro Edson Fachin        
Partido Verde (PV) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) x ministro da Fazenda e secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação dos estados e do Distrito Federal        
As legendas questionam cláusulas do Convênio 100/1997 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e dispositivos do Decreto 7.660/2011, que aprovou a tabela de incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Alegam que o convênio reduz em 60% a base de cálculo do ICMS dos agrotóxicos e autoriza os estados a concederem isenção total do imposto, o que afrontaria o direito constitucional ao meio ambiente equilibrado e o direito à saúde. Saiba mais . 

Fonte:

Portal STF

Tags:

benefício fiscalagrotóxico