Basta apenas um clique e o cidadão pode obter informações úteis e acessar serviços como quitação de documento de arrecadação, guias pendentes e taxas para pagamento de IPVA e processos ofertados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) pelo aplicativo móvel MT Cidadão elaborado pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação.
Ao alcance de um smarthone ou tablet, o cidadão pode ter acesso a diversos serviços oferecidos pelo Governo do Estado. O aplicativo está disponível para os sistemas Android (http://bit.ly/2axJy5O) e iOS (
http://apple.co/1Z3h30J), e pode ser baixado gratuitamente.
A secretária adjunta Executiva da Sefaz, Maria Célia de Oliveira Pereira, elogia o aplicativo desenvolvido pela MTI e suas funcionalidades e observa que a ferramenta torna os serviços da secretaria ainda mais acessíveis aos cidadãos. “Qualquer pessoa pode consultar a qualquer hora e em qualquer lugar, por exemplo, uma quitação de Documento de Arrecadação e isso é muito importante no dia a dia dos contribuintes. Então, esse aplicativo facilita e torna a prestação de serviços da SEFAZ mais ágil”, afirma.
Quanto aos serviços ofertados pela SEFAZ o cidadão pode consultar:
Consultar quitação de Documento de Arrecadação (DAR) – O serviço "Consultar quitação de Documentos de Arrecadação" é um processo online que pode ser solicitado através do aplicativo MT Cidadão (disponível para Android e iOS) ou pelo portal MT Cidadão (menu Serviços/Tributos). Através desse serviço, o cidadão pode consultar a quitação de um DAR emitido.
Para tanto, deve ser informado o número do DAR que deseja obter as informações e escolhe a opção “Consultar”. O sistema apresenta na tela a data de arrecadação, o número do DAR e o valor autenticado.
Consultar Guias Pendentes de IPVA - Esta funcionalidade permite ao usuário consultar a situação da guia do IPVA. Basta informar o número do chassi do carro que deseja obter as informações sobre as guias pendentes de IPVA e escolher a opção “Consultar”. O sistema apresenta os seguintes dados: Número de controle da guia, tipo da guia, Exercício, valores e data de vencimento da guia.
Emitir guia do documento de IPVA – Nesse serviço o cidadão pode emitir as guias para pagamento do IPVA. O sistema apresenta na tela o link para o usuário fazer o download da guia do IPVA.
Consultar dados de Processos- O serviço "Consultar dados de Processo da SEFAZ" é um processo online através do menu Serviços/Tributos. Esta funcionalidade permite ao usuário consultar andamento de um processo do E-Process. O usuário informa o número, ano e código do processo que deseja obter os dados e escolhe a opção “Consultar”. O sistema apresenta informações do processo, da classificação, do interessado, do andamento do processo e seus anexos.
Validar Transmissão de Processos no E-Process – O serviço "Validar Transmissão de Processos no E-Process" é um processo online que pode ser solicitado através do aplicativo MT Cidadão (disponível para Android e iOS) ou pelo portal MT Cidadão (menu Serviços/Tributos). O usuário informa o email e o código do usuário, o qual o usuário já deverá possuir, e escolhe a opção “Validar”.
PROCESSO NÃOO VALIDADO- Quando o processo vinculado ao código do usuário ainda não foi validado, o sistema valida a transmissão do processo e apresenta na tela uma mensagem de confirmação para o usuário com informações para acompanhamento do processo.
PROCESSO VALIDADO- Caso o processo vinculado ao código informado já estiver com a transmissão validada, o sistema irá apresentar uma mensagem informando ao usuário que a validação de transmissão já foi efetuada.
O presidente da MTI André Kompatscher aproveitou e informou que o aplicativo MT Cidadão continua em desenvolvimento. Novos serviços estão sendo formulados para em breve serem disponibilizados ao cidadão mato-grossense. “A elaboração dessa ferramenta de grande utilidade pública é um somatório de esforços entre as Secretarias e Órgãos de Estado, que resultou em um único aplicativo com funcionalidades que permitem o acesso a uma série de serviços ofertados pelo Governo do Estado como a SEFAZ.” Tendo como foco sempre buscar facilitar a vida do cidadão e permitir o acesso à internet de forma ágil e resolutiva. A ideia é oferecer ao cidadão a facilidade de com apenas um clique acessar os serviços”, disse Kompatscher.
Fonte: MTI.