“Os desafios dos empresários contábeis frente às estratégias da Receita Federal do Brasil e da Receita Estadual do Paraná” foi o tema de um painel realizado durante o 3º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná – Enescopar, nesta sexta-feira, dia 04, em Curitiba. O debate foi mediado pelo presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti, e contou com a participação do auditor fiscal da Receita Federal, Jonathan José Formiga Oliveira, e pelo auditor fiscal da Receita Estadual, Gilberto Calixto.
A simplificação dos processos foi o foco da apresentação de Calixto, que citou ações realizadas pela Receita Estadual como o Projeto NAF – Núcleo de Apoio Contábil Fiscal – que conta com a participação de diversas entidades, dentre as quais, o SESCAP-PR, Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), e Sincontábil, que propicia a preparação do contador. “A redução da burocracia também é uma de nossas bandeiras. Estamos do mesmo lado do jogo. Tenho grande admiração pelos contadores pela importância do trabalho efetuado para o fisco e o governo. É o elo de ligação entre contribuinte e o fisco”, frisou.
E além das ações implantadas para a desburocratização dos procedimentos, Calixto anunciou alguns projetos que devem ser implantados em breve pela Receita, como o uso do CNPJ eletrônico para acesso ao órgão; modernização das consultas; a legislação na página pública da Receita e o pedido de inscrição pela Redesim, em parceria com a Junta Comercial. O auditor ainda citou alguns desafios para 2016, como a ampliação da arrecadação de receitas tributárias, da captação de receitas não tributárias; a redução das despesas e a ampliação a capacidade de investimentos.
Jonathan Oliveira definiu a contabilidade como uma das profissões mais complexas e imprescindíveis para os negócios que envolvem agentes públicos e privados. Citou como ação a prevalência das rotinas de malhas fiscais da RFB. “Por isso é fundamental que os profissionais fiquem atentos ao processo e evitem casos de inconsistências e inconformidades. E ainda peço que acreditem no futuro, pois os processos serão muito melhores que agora”, destacou.
Os participantes ainda puderam esclarecer dúvidas que foram respondidas pelos painelistas.
Fonte: Contabilidade na TV.