A operacionalização das vendas no agronegócio pode ocorrer de diversas formas. Umas delas é através de fixação de contrato de longo prazo e, que por necessidade para geração de compromissos a serem atendidos futuramente, necessitam da emissão de documentos fiscais que recebem classificações e tratamentos específicos.
Certamente vossa instituição já recebeu um documento fiscal contendo como natureza da operação “Venda para entrega futura”. A venda para entrega futura é uma formatação de operação onde o fornecedor/vendedor assume o compromisso de entrega de uma mercadoria em um período diferente àquele em que ocorre a emissão da venda e respectiva geração do compromisso financeiro de pagamento por parte do adquirente.
Naquilo que é pertinente aos procedimentos fiscais, em nosso portal temos um material completo que podem lhes auxiliar na compreensão. Está publicado no título: ICMS/MT - Operação de venda para entrega futura.
Mas uma dúvida extremamente recorrente que vislumbramos nessa operação é a hipótese de...
Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade e é especializado em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e palestrante, atua como consultor de tributos indiretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.