4.1 Estabelecimento recebedor das mercadorias devolvidas como proceder
9.1. CFOP da devolução - Saídas
9.2. CFOP das entradas em devolução
1. Introdução
A legislação do ICMS garante aos contribuintes o direito de devolver mercadorias que foram recebidas sem as especificações técnicas solicitadas, em desacordo com o pedido ou por qualquer outro motivo. Nesses casos, a operação de devolução será realizada conforme procedimentos específicos previstos no Regulamento do ICMS, os quais abordaremos nesta matéria.
A devolução de mercadorias é o processo pelo qual um produto comprado é retornado ao ponto de origem, ou seja, à empresa que o vendeu, após ter sido recebido pelo cliente. Esse processo é parte da logística reversa e ocorre geralmente por motivos como defeitos no produto, erros no processamento do pedido, ou desacordo com as especificações definidas na compra.
O objetivo principal da devolução é cancelar a compra e, consequentemente, anular os efeitos da aquisição, incluindo a recuperação dos tributos pagos. A devolução pode resultar na substituição do produto, reembolso do valor pago ou abatimento do preço.
Aparecida da Silva Azevedo é advogada especializada em direito tributário, com larga experiência em consultoria de tributos indiretos, especialmente ICMS. Palestrante e instrutora de cursos e treinamentos, é consultora sênior há mais de 10 anos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio.